Oscar Wilde

Posted by Pedro Gamboa | Posted in | Posted on 23:22

As pessoas realmente frívolas são as que só amam uma vez na vida. O que elas chamam lealdade ou fidelidade, chamo eu letargia do hábito ou falta de imaginação. A fidelidade representa na vida emocional o mesmo que a coerência na vida do intelecto, apenas uma confissão de impotência. A fidelidade! Tenho de a analisar um destes dias. Está intimamente associada à paixão da propriedade. Há muitas coisas que atiraríamos fora se não receássemos que outros as apanhassem.

Oscar Wilde, in 'O Retrato de Dorian Gray'

Comments (3)

Há textos que nos deixam a pensar, ou pelo menos que nos dão argumentos novos e outros menos novos, mas que quisemos deixar de lado. Mostram-nos novos pontos de vista para coisas que nos afectam diariamente e preferimos não pensar intensamente nelas porque caso o fizéssemos ou não avançariamos ou mudavamos radicalmente o tipo de pessoas que somos.
Mas somos seres humanos e como tal temos medo da mudança profunda e obscura que pode ocorrer em nós caso comecemos a PENSAR, preferimos deixar a vida passar por nós e nos ir moldando á medida que nos trata bem ou mal.

Há já muito tempo que não lia algo que me fizesse dar por mim com este tipo de pensamento, se calhar neste momento prefiro deixar a vida passar.

Os meus parabéns pelo magnifico post.

Abraço

Este comentário foi removido pelo autor.

Intimamente ligado à nossa incapacidade de tolerarmos a liberdade e de sermos eternos no mundo!